sábado, 9 de outubro de 2010


Semifredo de menta

INGREDIENTES

Bolo:
50g de manteiga
50g de chocolate ao leite picado
5 ovos
150g de açúcar
150g de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio e cobertura:
200g de chocolate meio amargo picado
1 lata de leite condensado
1/4 xícara (chá) de licor de menta
5 folhas de gelatina (hidratada e dissolvida conforme o fabricante)
300ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly

MODO DE PREPARO

Derreta em banho-maria a manteiga com o chocolate ao leite picado. Reserve.

Numa batedeira coloque os ovos e o açúcar e bata bem até dobrar de volume. Desligue a batedeira, adicione farinha de trigo, canela em pó e o chocolate derretido (reservado acima) e misture. Acrescente fermento em pó e misture delicadamente. Transfira a massa para uma assadeira redonda de fundo falso (23cm) forrada com papel manteiga, untada e enfarinhada. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e corte ao meio no sentido do comprimento.

Recheio e cobertura:
Numa panela em banho-maria derreta o chocolate meio amargo. Adicione a lata de leite condensado e o licor de menta e misture bem. Retire a panela do banho-maria e acrescente a gelatina. Transfira a mistura pra uma tigela e adicione o creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e misture delicadamente.

Montagem:
Na mesma assadeira que assou o bolo unte com óleo e coloque uma fatia da massa de chocolate (reservada acima). Coloque metade do recheio de chocolate (feito acima), coloque a outra fatia da massa e leve para gelar por cerca de 4 horas. Retire da geladeira, desenforme e cubra com o restante do chocolate. Sirva em seguida.

Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira


Nenhum comentário: